Como aumentar a produtividade em meio ao CAOS

26/10/2019
Publicado em Design
26/10/2019 Fabiano de Freitas

E lá vem os primeiros raios de Sol. É mais um dia no mundo chamado CAOS, e você já acorda com uma lista imaginária na cabeça repleta de tarefas para cumprir. Antes mesmo de sair de casa, você se imagina fazendo pelo menos 80% dela.

Tudo parece caminhar para um dia tranquilo.

Aí vem o trânsito, imprevistos, emails não lidos, spams, celular e aplicativos, e o chefe que pede por uma mãozinha bem na hora que você tinha se concentrado. Para completar, seu celular parece “pipoca na panela”, implorando por sua atenção. Seus amigos curtiram sua foto no Instagram, alguém te mandou inbox no Facebook e o grupo da família não para de se dar bom dia até o último tio responder.

A verdade é que o mundo está pouco se importando para sua lista de afazeres.

Hoje, estamos literalmente 24 horas conectados e acessíveis. Uma pesquisa da consultoria Deloitte mostrou que, em 2015, o brasileiro conferia seu celular 78 vezes, em média, por dia. E, no lugar que carinhosamente chamamos de “ambiente de trabalho”, somos interrompidos aproximadamente uma vez a cada 11 minutos.

Para piorar todo esse cenário ameaçador à produtividade, soma-se o caos interno que cada pessoa carrega.

O ser humano processa mais de 4.000 pensamentos POR DIA! É quase um a cada 14 segundos. Olhando pra tudo isso, dá pra entender porque estamos passando por uma crise de produtividade. Nós não nos sentimos tão produtivos quanto deveriamos/poderiamos ser. A verdade é que fomos enfiados em um ambiente de CAOS e estão exigindo uma produtividade sobrenatural.

Sobra potencial produtivo, mas falta tempo e foco. Como sair desse paradoxo? Como aumentar produtividade?

O melhor conselho que posso dar é: não seja muito duro com você mesmo.

Entenda como você funciona e tente operar sempre na sua melhor performance, sem forçar o motor do carro. Principalmente se você estiver em um terreno enlameado. Acelerar loucamente, neste caso, só vai gastar combustível e atolar você de vez.

Existem muitos estudiosos olhando para o Potencial Produtivo Individual e fazendo o trabalho sujo para hackear esse assunto. De todos, o que eu mais gosto é o simpático senhor Mihaly, dá uma olhada no TED dele falando sobre Flow.

Este ser iluminado andava fascinado com a habilidade de músicos, pintores, artistas e até pilotos de avião, que conseguem ficar horas fazendo a mesma atividade sem nem mesmo sentir fome, vontade de ir ao banheiro ou se entediarem.

Mihaly estudou este fenômeno a fundo e descobriu que todos nós temos essa habilidade, que ele chamou de FLOW (fluxo). Alguns entram em FLOW com mais facilidades que outros.

Por exemplo, os bons portadores de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), sentem muita dificuldade de criar uma imersão total em alguma atividade que fazem, por conta da falta de atenção e mente/corpo hiperativo. Sendo bem simples e direto, Mihaly descobriu que o estado de Flow é atingido em uma relação entre habilidade x desafio. Tem a ver com o quanto tal atividade nos desafia a usar nossas habilidades.

O segredo do flow é encontrar a tensão ideal entre essas duas variáveis. Não pode ser mais desafiador do que nossa habilidade é capaz e nem muito trivial a ponto de não exigir habilidades.

Os games de hoje em dia são ótimos em nos colocar no estado de FLOW. Quando você está jogando no Modo Easy, você acha o jogo chato e bobo. Quando joga no Hard você simplesmente fica irritado e desiste por não conseguir passar de fase. Você precisa achar o nível de dificuldade ideal pra jogar. Que te desafie mas te permita avançar. E quando você encontrar, pode ter certeza que você saberá, pois passará horas jogando esse jogo, bloqueando instintivamente qualquer distração. É a mágica da Produtividade. (Sim! jogar Games pode ser produtivo)

Gosto de pensar que o Estado de FLOW é um lugar dentro da gente. Um espaço onde a gente encontra nossa paz interior e ninguém mais consegue entrar, só nós mesmos.

Você precisa só achar a chave e abrir a porta.

Arrisco dizer que você até já entrou nesse lugar em você, mas nem se deu conta. Já deve ter se deparado com alguma atividade que você ficou fazendo por horas, sem perceber o tempo passar, a fome chegar ou o celular apitar. É tipo aqueles tags de porta no hotel com a mensagem de “Não pertube”. Você fica enclausurado lá dentro e o mundo inteiro fica esperando do lado de fora.

Beleza até agora, mas tem outro paradoxo que nos assombra. Como designer, eu preciso manter minha mente ativa, conectada, multidiversificada para ser criativo nas soluções dos problemas dos meus clientes. E para isso, o CAOS é ótimo. Mas a grande transformação que passei foi quando aprendi a deixar até mesmo o CAOS criativo para fora da sala de FLOW na hora de ser produtivo. É difícil! Ele bate na porta o tempo todo, mia, arranha, chora e apela para o emocional, para assim você ceder. Mas é necessário.

Depois que passei a frequentar diversos modelos de “ambiente de trabalho” nessa vida em gráfica, agência e freelancer, eu finalmente consegui exteriorizar minha sala de FLOW e projetá-la em qualquer lugar físico. Foram diversas tentativas em salas, escritórios, coworkings, offices, meeting rooms e até parque de diversão que eu passei a “decorar” com o lugar onde moro, de FLOW.

Assim como a decoração de uma casa, esse nosso espaço interior tem que ser a nossa cara. Tem que ser decorada por você; ter os seus pertences espalhados.

Itens que você pode encontrar na minha sala:

  • Playlists tocadas em fone de ouvido
  • Um celular desligado
  • Roupas ”confortáveis”
  • Café na caneca, quase sempre
  • Horário específico do dia, normalmente pela noite

Espero que tenha gostado! E se curtiu pelo menos um pouquinho, compartilhe com outros designers ou pessoas da área.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact

Vamos conversar?

Sobre o seu projeto

Qual e quando foi a última grande inovação sua ou da sua empresa?

Sobre a sua ideia

Se existe um momento para mudança, este momento é agora!

Sobre o seu conteúdo

Minha meta é ir além e te colocar à frente da concorrência.

Contact